terça-feira, setembro 12, 2006

29/8/2006

Mais uma ida ao Montejunto, mais uns bichos... Desta vez à volta do lago.

Deparei me com as típicas e numerosas rãs-comuns (Rana perezi)... mas rapidamente me dei conta dumas cobritas a deambular. Eram cobras-de-água-de-colar (Natrix natrix), aquelas que deitam um cheirinho muito 'agradável' quando perturbadas, daqueles cheiros que fazem o pequeno-almoço vir acima. Muitos sabem do que estou a falar; e muitos outros, tal como eu, desejariam que a cobra mordesse em vez de fazer isso. São os ossos do ofício...
Mas o que me intrigou na realidade foi o facto de elas existirem naquele local. Nunca as tinha visto por lá. Estas eram crias, não haviam adultos na zona, o que me leva a pensar que tenha sio alguém que as tenha introduzido no lago. E fez bem. A quantidade de Gambuzia affinnis e Rana perezi naquele lago é, sem dúvida, preocupante.

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

E para finalizar, um juvenil de Triturus marmoratus pygmaeus, tritão-marmoreado, encontrado debaixo de uma pedra à volta do lago:

Photobucket - Video and Image Hosting

segunda-feira, setembro 11, 2006

Errata

No post 'Às voltas no Ribatejo', a espécie de louva-deus que nós descrevemos como sendo desconhecida é na verdade um exemplar de Empusa pennata, uma espécie de louva-deus que utiliza o mimetismo (ou seja, a camuflagem) como arma de defesa e ajuda ao ataque, daí a dificuldade de observação dos mesmos.




E confirma-se que os girinos referidos no mesmo post são, tal como se pensava, da
espécie Pelobates cultripes, Sapo-de-unha-negra.

"Não mexas que tem peçonha!!"

...foi me dito isto muitas vezes. É um dos mártires da nossa fauna. A osga. Há uma mão cheia de mitos sobre elas, e coitadas, nunca fizeram mal a ninguém. Têm a fama mas não têm o proveito. A insistencia das pessoas em acreditar neste e naquele mito dá vontade de rir a qualquer pessoa que perceba minimamente do assunto.
Um dia destes deu me 'na gana' e trouxe esta pequena para o mini-estudio cá de casa. É uma das que habitam entre as telhas de minha casa. Depois soltei-a.

Photobucket - Video and Image Hosting

Olhos desta beleza não se encontram com muita facilidade. Mas ainda há quem ache que é bonito matá-las porque 'caem na sopa e matam as pessoas'. Mas isto é a minha opinião.

Mais uma vez: qualquer insulto, sugestão, elogio, correcção, etc, por favor usar a caixa de comentários ou enviar mail para sgallaica@gmail.com.

Cumprimentos.

Directas e ferraduras...

6 de Julho de 2006

Fiz directa. Não havia maneira de estar a pé às 6 da manhã sem ser assim. Pelo menos para mim.
Peguei na máquina e na garrafa de água, meti na mochila e lá fui eu rumo a uns terrenos perdidos ali prós lados da antiga Knorr, no Carregado. Cheguei.
Já tinha dado umas voltas por aquele terreno. É um terreno dificil de 'vasculhar'... muita erva, comprida, mas calcada ao chão. Muitas tocas de coelhos, e a tal erva seca. Comecei a andar, a andar, a andar... Nada. Pelo menos no que toca a répteis, porque coelhos e os seus 'vestígios alimentares' não faltavam.
Andei quase 2 horas por aquele terreno que, acreditem, é grande.

Chegou a uma altura que me fartei do nada e, desiludido, fiz o caminho de volta. Chega a uma altura que sou confrontado com certas e determinadas situações: uma mulher de seus belos 60 e tal anos começou a chamar-me lá do fundo, como se tivesse alguma coisa a ver com o que eu estava ou não a fazer. Às vezes questiono-me: por que é que o Gouxa não dá mais cedo??

E pouco depois deste frustrante momento em que a terceira idade me chama lá do fundo - e como diz o povo: 'não há fome sem fartura' - lá houve o momento alto da viagem... Uma cobra-de-ferradura(Coluber (Hemorrhois) hippocrepis). Já valeu a pena. Vi-lhe a ponta da cauda, pois o resto já tinha fugido para o arbusto... Tive sorte, pois naquela altura tive o reflexo de meter a mão em cima. Lá levei uma dentadita - menos uns miligramas de sangue, é verdade... Mas quem corre por gosto não cansa (...hoje estou numa onda de sabedoria popular).

Ora aqui está:

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

E resume-se a isto...Se acabaram agora de ler, por favor critiquem, insultem, elogiem, é para isso que serve a opção de comentários. Espero que tenham gostado.

Cumprimentos...